Guia completo: Como descarregar o ficheiro ISO/DMG do macOS Ventura?

Iniciado por Lomba_II, Ontem às 17:18

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Lomba_II

Comprehensive Guide: How to Download macOS Ventura ISO/DMG file?




Olá, fãs da Apple! Como todos sabemos, a Apple traz sempre novidades todos os anos, apresentando ao mercado novos produtos e softwares. E este ano não foi diferente, surpreendendo os seus clientes. O iOS 16, o watchOS 9 e o chip M2 são agora compatíveis com o macOS Ventura.

O macOS Ventura, também conhecido como macOS 13, será lançado no outono deste ano (a partir do hemisfério norte), oferecendo uma série de novas funcionalidades para desktops e portáteis. Além disso, as melhorias do macOS são lançadas principalmente em setembro. Entre as alterações, além das alterações nas Mensagens, Safari, Mail e Continuidade, será também lançado o Stage Manager, uma nova ferramenta multitarefa.
Dispositivos macOS compatíveis com Ventura
Antes de avançarmos com o download da ISO do Ventura, vamos primeiro verificar a lista de dispositivos macOS compatíveis com o Ventura. São eles:

iMac (2017 e seguintes)
iMac Pro (2017)
Mac Pro (2019 e seguintes)
Mac Mini (2018 e seguintes)
Mac Studio (2022)
MacBook Pro (2017 e seguintes)
MacBook Air (2018 e seguintes)
MacBook (2017 e seguintes)

O que é uma imagem ISO do macOS Ventura?

Os ficheiros do sistema operativo macOS Ventura, especialmente criados para Windows, Linux, Chrome OS e outros sistemas operativos, estão contidos em ficheiros com extensão ISO.

Também podem ser usados ��para armazenar os seus ficheiros. Como é muito difícil contrair um vírus depois dos seus ficheiros estarem dentro de uma imagem ISO, alguns utilizadores também a utilizam como compactador.

O problema é que precisa de uma imagem ISO para instalar o macOS Ventura no seu sistema VMWare, VirtualBox ou Linux. O que é um ficheiro DMG do macOS Ventura?

Todos sabemos que o formato ISO é popular em dispositivos Windows, enquanto o DMG é mais comum em dispositivos com macOS. Em termos simples, a extensão DMG é importante para armazenar ficheiros macOS dentro do próprio macOS.

Por outro lado, a extensão ISO é importante para armazenar ficheiros do sistema operativo compatíveis com o Windows.

Além disso, se for um programador e estiver ligado com uma conta de programador da Apple, irá certamente aceder ao ficheiro DMG em vez do instalador.

O ficheiro DMG também é necessário se estiver a tentar instalar o macOS Ventura no Parallels Desktop 17, VMware Fusion ou VirtualBox.

Mas lembre-se sempre que os utilizadores do Windows precisam do ficheiro ISO do macOS Ventura.

Passos para descarregar e criar um ficheiro ISO do macOS Ventura

O macOS Ventura é a versão mais recente do macOS e inclui várias melhorias em relação às versões anteriores, bem como algumas funcionalidades totalmente novas, como a aplicação Freeform (com a atualização para a versão 13.1) e o Stage Manager.

Atualizar para o Ventura no seu Mac é simples: basta aceder às Preferências do Sistema (anteriormente chamadas de Definições do Sistema no Ventura). Suponha que pretende preservar uma cópia do instalador, instalá-lo em vários Macs ou num sistema virtual.

Neste caso, precisa de criar uma imagem de disco, seja um ficheiro DMG ou ISO. Iremos guiá-lo no processo de download e criação de um ficheiro ISO do macOS Ventura. Vamos começar.

Porquê criar um ficheiro ISO?

O principal motivo para criar um ficheiro ISO é instalar o macOS Ventura numa máquina virtual. No entanto, existem outras razões para criar um instalador de arranque – que pode ser um ficheiro DMG ou ISO – uma vez que torna a reinstalação do macOS ou a instalação em vários Macs mais rápida e fácil.

Passos para descarregar e criar um ficheiro ISO do macOS Ventura
O primeiro passo para criar um ficheiro ISO do macOS Ventura é instalá-lo a partir da App Store. Está disponível aqui. Isto levá-lo-á à página do macOS Ventura na App Store.

Passo 1: O primeiro passo é aceder à página do macOS Ventura na App Store.

Passo 2: De seguida, clique no botão "Obter" para descarregar o Ventura.

Passo 3: O instalador pode iniciar automaticamente após o download. Se isto acontecer, selecione "Sair" no menu do instalador.

Passo 4: Agora, navegue até à pasta Aplicações. Deverá encontrar aí a instalação do macOS Ventura.

Agora precisamos de criar uma imagem de disco, um ficheiro DMG.

Passo 5: Abra o Terminal acedendo à pasta Aplicações.

Passo 6: Clique em Utilitários.

Passo 7: Para gerar um ficheiro DMG de 14 GB no seu Ambiente de Trabalho, utilize o seguinte comando, substituindo "nome de utilizador" pelo seu nome de utilizador:

sudo hdiutil create -o /Users/your username/Desktop/Ventura -size 14000m -volname Ventura -layout SPUD -fs HFS+J

Passo 8: O ficheiro DMG deverá aparecer no seu Ambiente de Trabalho. Passo 9: Para montar a imagem no Finder, clique com o botão direito do rato e seleccione "Abrir com o Montador de Imagens de Disco".

Agora precisamos de criar um instalador a partir da versão Ventura descarregada e da imagem de disco montada.

Passo 10: Abra o Terminal.

Passo 11: Introduza o comando sudo.

Passo 12: Localize o ficheiro descarregado do macOS Ventura na pasta Aplicações.

Passo 13: Clique com a tecla Control premida e selecione "Mostrar conteúdo do pacote".

Passo 14: Navegue até à pasta Contents e, em seguida, até à pasta Resources.

Passo 15: Arraste o ficheiro Create Install Media para a janela do Terminal. Após executar o comando sudo, verá o caminho do ficheiro.

Passo 16: Arraste o ficheiro Create Install Media para a janela do Terminal. Após executar o comando sudo, será apresentado o caminho do ficheiro.

Passo 17: Agora, digite -volume após o caminho. Arraste o ficheiro DMG montado do Finder para a janela do Terminal e prima a tecla Return.

Passo 18: Abra uma janela do Finder, encontre a imagem de disco montada na barra lateral e clique no ícone de ejeção para a desmontar.

Agora temos um instalador do macOS Ventura; no entanto, precisa de ser convertido numa imagem ISO. Podemos começar por convertê-lo em um arquivo CDR.

Passo 19: Introduza `hdiutil convert` no Terminal.

Passo 20: Arraste o ficheiro DMG do Ventura para o Terminal.

Passo 21: Digite `-format UDTO -o /Desktop/Ventura` e prima Enter.

Passo 22: Digite `mv -v /Desktop/Ventura.cdr /Desktop/Ventura.iso` e prima Enter para converter o CDR num ficheiro ISO.

Principais características do macOS Ventura
O novo macOS possui um gestor de palco, atualizações de segurança, previsão do tempo e O macOS Ventura traz aplicações de relógio, uma câmara de continuidade, uma funcionalidade de focagem e promete experiências de jogo melhoradas, entre outras novidades.

A seguir, as principais funcionalidades do macOS Ventura:

Spotlight
O Spotlight é uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores pesquisar fotografias no Fotos, Mensagens, Notas, Finder e na Web diretamente através do Spotlight.

Os utilizadores também podem utilizar o Live Words para pesquisar uma imagem ou vídeo com base em palavras-chave presentes no mesmo. Além disso, a Pesquisa Visual pode agora identificar animais, aves, insetos, estátuas e até mais pontos turísticos.

Gestor de Palco
O Gestor de Palco permite aos utilizadores realizar multitarefas e concluir tarefas rapidamente. Podem redimensionar as janelas para que fiquem da forma que desejarem.

Esta função organiza dinamicamente as aplicações e as janelas numa única vista em qualquer Mac, permitindo que os utilizadores se concentrem enquanto alternam facilmente entre tarefas.

Câmara de Continuidade
Esta funcionalidade permite que os utilizadores de Mac usem os seus iPhones como webcams. Basta aproximar o iPhone do Mac para que este mude para o iPhone como entrada da câmara. Também funciona sem fios, portanto, nenhum cabo é necessário.

Grupos de Separadores Partilhados do Safari
Com esta funcionalidade, os utilizadores podem partilhar separadores e favoritos, trocar mensagens e iniciar o FaceTime diretamente a partir do Safari. Isto será útil para diversas finalidades.

Por exemplo, se estiver a organizar uma viagem com amigos ou à procura de um sofá com o seu cônjuge, pode manter todas as suas abas juntas num só lugar. Também podem adicionar separadores quando encontrarem algo interessante.

Biblioteca de Fotos Partilhada do iCloud
Com esta funcionalidade, os utilizadores podem conceder acesso às fotografias dentro do grupo a até seis membros da família, com a possibilidade de editar e alterar fotografias a qualquer momento e a partir de qualquer lugar.

Além disso, a app Câmara incluirá uma opção de armazenamento direto que moverá instantaneamente a imagem para a biblioteca partilhada logo após a captura.

Partilha Familiar
Os utilizadores podem configurar rapidamente os dispositivos Apple para que os seus filhos controlem e definam preferências para conteúdo adequado à idade, Tempo de Utilização, partilha de localização e muito mais, utilizando esta funcionalidade.

Recuperação de mensagens
Com a nova versão, os utilizadores podem recuperar uma mensagem de texto enviada anteriormente, alterá-la e reenviá-la como uma nova mensagem. Além disso, os utilizadores podem reverter e recuperar mensagens de texto apagadas recentemente.

Chaves de acesso
As chaves de acesso são consideradas chaves digitais únicas, fáceis de utilizar, mais seguras, nunca armazenadas num servidor web e permanecem no dispositivo, impedindo que os hackers as roubem numa violação de dados ou enganem os utilizadores para que as partilhem.

Irão substituir as palavras-passe pelo Touch ID ou Face ID para autenticação biométrica, e o iCloud Keychain sincronizará com encriptação de ponta a ponta em iPhones, iPads, Macs e Apple TVs.

Também funcionarão em aplicações e na web, e os utilizadores poderão utilizar os seus iPhones para fazer check-in em sites ou aplicações em dispositivos que não sejam da Apple.

Além disso, a segurança do macOS está a ser melhorada, tornando os Macs mais resistentes a ataques com novas funcionalidades, como a Resposta Rápida de Segurança (RSR), que funciona entre as atualizações regulares para manter a segurança em dia.

Experiência de jogo melhorada
Os Macs com processador Apple M Silicon terão um melhor desempenho em jogos: o novo macOS Ventura introduz novas tecnologias, como o Metal 3, que irá tirar partido do hardware do Mac para oferecer um desempenho mais rápido, uma experiência de jogo mais responsiva e gráficos mais ricos.

Conclusão
Deve considerar criar um ficheiro ISO do macOS Ventura por vários motivos. O mais provável é que queira guardar uma cópia do instalador para utilização futura, possivelmente numa máquina virtual num computador que não reconheça ficheiros DMG.

É simples criar um, mas são necessários vários passos e terá de usar o Terminal. Siga os passos acima e verifique os comandos antes de premir Enter no Terminal. Assim, terá um ISO do Ventura em minutos com estes passos.

A atualização para o macOS Ventura é uma excelente forma de melhorar o desempenho e a segurança do seu Mac.

Pode descarregar rapidamente o ficheiro ISO do macOS Ventura e instalá-lo no seu Mac seguindo os procedimentos descritos neste post. Mas verifique sempre a compatibilidade do seu Mac e obtenha o ficheiro ISO de uma fonte fidedigna.

Para aceder ao link de download, basta clicar no botão "Descarregar agora" abaixo.



DOWNLOAD





Spoiler