">

DeepSeek vs ChatGPT: Testei os dois para programar e o resultado assustou-me...

Iniciado por Kandido, Ontem às 16:32

Tópico anterior - Tópico seguinte

Kandido

Olá pessoal,

Tenho andado a testar o novo DeepSeek (V3 e R1) nos últimos dias para me ajudar com alguns scripts em PHP e JavaScript aqui para os meus projetos, e senti necessidade de abrir este debate convosco.

Todos nós usamos o ChatGPT há anos, e ele é ótimo, mas ultimamente tenho sentido que ele ficou... "preguiçoso". Vocês pedem um código completo e ele muitas vezes dá apenas um exemplo genérico ou diz "// ...resto do código aqui".

Decidi dar uma oportunidade ao DeepSeek (que é open-source e chinês, o que por si só já gera polémica) e a verdade é que fiquei impressionado com a capacidade dele para código puro.

A minha experiência até agora:

1. O ChatGPT (GPT-4o)

Vantagens: É muito bom a entender o contexto geral e a falar de forma natural. Para escrever emails ou textos, continua a ser o rei.

Problema: Para programar, parece que tem "medo" de dar soluções complexas. Muitas vezes tenho de insistir 3 ou 4 vezes para ele corrigir um bug simples num foreach em PHP.

2. O DeepSeek (R1)

Vantagens: É "bruto". Ele não pede desculpa, ele cospe o código. Notei que ele segue a lógica muito melhor em problemas matemáticos ou de algoritmos complexos. E o melhor? É muito mais barato (ou grátis no chat) e parece não ter tantos filtros chatos.

Surpresa: Pedi para ele refazer um módulo antigo para SMF e ele entendeu a estrutura de hooks muito melhor que o GPT.

A minha questão para vocês: Vocês já trocaram o ChatGPT pelo DeepSeek ou por outro (Claude, Copilot)? Sinto que para nós, webmasters e devs, o DeepSeek está a ganhar terreno porque é focado na lógica e não em "ser simpático".

Alguém aqui já testou a API deles? Dizem que é 10x mais barata que a da OpenAI. Estou a pensar integrar num projeto meu.

Partilhem as vossas experiências

Tags: